sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Hoje deveria ser feriado...

Fevereiro...

Se não fosse o mês do meu aniversário eu diria que é o mês mais esquisito do ano!
Um mês ansioso... Louco pra acabar! Por isso ele é até mais curtinho!
Daí, como nada é perfeito, pra segurar "as ondas" de fevereiro, de 4 em 4 anos ele ganha mais um dia!
É assim mesmo! Na vida de todo ansioso é assim! Quando a gente tá quase lá, tem que dar dois passinhos atrás... Ai ai ai...
E aí surge o 29 de fevereiro!

Vamos a algumas explicações "teóricas":

Todos sabem que o ano tem 365 dias mas, de quatro em quatro anos uma coisa aparentemente muito estranha acontece: um dia a mais é adicionado ao final do mês de fevereiro, fazendo com que aquele ano tenha 366 dias. O ano que tem 366 dias é chamado ANO BISSEXTO e, nesse caso, encontramos o dia 29 de fevereiro no calendário.

PORQUÊ EXISTE O ANO BISSEXTO?
O Ano Bissexto foi introduzido no calendário devido a uma diferença existente entre o Ano Civil e o Ano Tropical. Parece complicado? Nem tanto!
O Ano Tropical é definido como o intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do Sol sobre um ponto da órbita chamado Equinócio Vernal. Na verdade o planeta Terra é que está orbitando em torno do Sol, mas é mais fácil para o cálculo do Ano Tropical considerar a Terra Fixa e o Sol se movendo. O Equinócio Vernal é um ponto do céu onde observamos o Sol exatamente sobre a linha do equador, em sua passagem do Sul para o Norte. O instante em que o Sol atinge o Equinócio Vernal marca o início do verão no Hemisfério Norte ou o início do inverno no Hemisfério Sul e é comum que se noticie nos jornais a data e hora exata desse acontecimento.


Pois bem, o Ano Tropical tem exatamente 365,24219 dias. Assim, se o calendário definisse o ano como tendo sempre 365 dias, a cada 5 anos teríamos um erro de mais de um dia e, portanto, a data em que ocorreria o Equinócio Vernal seria cada vez mais adiantada. Desse modo, introduziu-se no calendário, a cada quatro anos, um dia adicional que é o dia 29 de fevereiro. Parece um incômodo mas, se isso não fosse feito, a cada 100 anos teríamos um erro de 25 dias e, com o passar do tempo, acabaríamos tendo o Natal no inverno no Hemisfério Sul e no verão do Hemisfério Norte!

Deixando a teoria de lado, vamos voltar para mais uma "viagem" das sextas-feiras. Se 29 de fevereiro só existe de 4 em 4 anos, porque não fazer do dia de hoje um feriado?!
A gente pára e pensa: o que eu estava fazendo hoje no ano passado?!
Nada! Não teve 29 de fevereiro...
O que eu vou fazer hoje, daqui a um ano?!
Nada! Não vai ter 29 de fevereiro!!!
Então?! Deveria ou não ser feriado?!
Já pensou que maravilha?! Estaríamos agora, numa puta sexta-feira, atôa!
Eu estaria num churrasco! Com certeza! Porque a gente não ia deixar para amanhã a farra que a gente poderia fazer hoje!
Mas... Como ainda não é possível... Como ainda não sou Presidente deste nosso país pra decretar feriado... Convoco todos os meus amigos boêmios para resistirem a mais umas tristes 3 horas de trabalho antes do primeiro brinde!

Um comentário:

Josy disse...

Oi Ana...
Nossa seria otimo se no dia 29 fossi feriado viu, como foi a semana?
Um lindo fds pra vc linda...
Da uma passada lá no meu blo principal...
Bjsssssss..
http://josymalta.zip.net/