domingo, 30 de março de 2008

A Trupe Vem Aí!



Há quase um ano, num momento muito especial da minha vida, eu tive o privilégio de ser apresentada a um dos trabalhos culturais mais emocionantes dos últimos tempos.

Emocionante porque num cenário musical que a gente vem vivendo, onde dia após dia surge um novo DJ e sua nova popozuda, ou então uma dupla que de caipiras não tem nem o nome, ou por fim marombeiros armados que saem das academias direto para os trio-elétricos, e de repente surge uma turma de amigos fantasiados de palhaços, malabaristas e trapezistas, bailarinas e bonecas de panos dispostos a mostrar um "sarau amplificado onde tudo pode acontecer" na mistura de música, poesia e apresentações circenses - O Teatro Mágico! isso é quase utópico!

Até hoje eu só tive a oportunidade de conhecer o trabalho musical do grupo, ainda não pude participar de nenhuma apresentação ao vivo. Mas como anjos existem e como eles fazem milagres, essa semana tivemos a notícia de que a Trupe vem aí!, ou melhor, vem aqui! Na minha cidade! E vem numa situação muito interessante: na festa da Calourada Unificada da UFJF.

Tudo bem que, há quase doze anos, eu e meus amigos não curtimos mais o cenário universitário e muito menos seus corações estudantis, mas já estamos alucinados para amanhecer o dia 11 de abril, que como diz Iaiá - "amanhecerá brilhando mais forte!" Desde que a notícia chegou aos nossos ouvidos (e emails, e msns, e celulares...) nós já nos armamos dos nossos narizes de palhaço, de nossas camisetas personalizadas, de toda nossa alegria, de toda nossa poesia e de toda nossa força de viver para curtir esse momento!

E para ajudar na contagem regressiva deixo aqui uma amostra do que esses audaciosos artistas farão com a nossa vida "de hoje em diante":

Sintaxe À Vontade
(Fernando Anitelli)


Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão
a partir de sempre
toda cura pertence a nós
toda resposta e dúvida
todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
todo verbo é livre para ser direto e indireto
nenhum predicado será prejudicado
nem tampouco a vírgula, nem a crase nem a frase e ponto final!
afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas
e estar entre vírgulas pode ser aposto
e eu aposto o oposto que vou cativar a todos
sendo apenas um sujeito simples
um sujeito e sua oração
sua pressa e sua verdade,
sua fé
que a regência da paz sirva a todos nós... cegos ou não
que enxerguemos o fato
de termos acessórios para nossa oração
separados ou adjuntos, nominais ou não
façamos parte do contexto da crônica
e de todas as capas de edição especial
sejamos também o anúncio da contra-capa
mas ser a capa e ser contra-capa
é a beleza da contradição
é negar a si mesmo
e negar a si mesmo
pode ser também encontrar-se com Deus
com o teu Deus
Sem horas e sem dores
Que nesse encontro que acontece agora
cada um possa se encontrar no outro
até porque...
tem horas que a gente se pergunta...
por que é que não se junta
tudo numa coisa só?


P.S. Acabo de confirmar minha presença no show sertanejo Victor & Léo... Ai ai ai! Vai me entender!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu vou!!!!!! E amanheça brilhando mais forte!!!!!

Anônimo disse...

EU TAMBEM VOU ... é inacreditável e inesperado ... é mágico .... e só enquanto eu respirar vou me lembrar desse momento !!

Anônimo disse...

Fui eu que aresenteeeeieeeeeei
hahahaha

Dps vcs me contam como foi. Além de ser aniversário do amor da minha vida, calourada é demaissss pra minha pessoa!

Heber disse...

uma beleza esse texto. As mpusicas deles, eu já conheço e são show. Mas o show, deve ser muito mais do que imperdível!!

Aproveite!
E olhe, essa história de 12 anos que não frequentam os cículos universitários dá pano pra muita contabilidade, heim! uhauhauha

Beijão