domingo, 19 de setembro de 2010

Como faz?

- Tio!
- Oi!
- Eu quero ser um homem muito importante! Quero que todas as pessoas me respeitem!
- Então começa a estudar. E muito!
- Tio! Eu posso ser médico?
- Pode! Mas antes você precisa estudar. E muito!
- Aaaah! Estudar? Por que?
- Porque você vai lidar com a saúde e a vida de pessoas! Precisa conhecer muito bem o ser humano e suas doenças para poder curá-lo e protegê-lo.
- Ã... Então eu posso ser engenheiro?
- Pode também! Mas antes você vai precisar estudar muito também!
- Estudar? De novo?
- É... Você tem que se tornar capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à concepção, realização e implementação de produtos, sistemas ou serviços.
- Nossa tio! Estudar muito, né?! Então eu posso ser Advogado?
- Claro que pode! Mas, já sabe! Muito estudo, viu?!
- Poxa...
- Tem que ser menino! Você precisa conhecer e entender de leis e processos para atuar com justiça nos interesses de pessoas. Você terá que ser capaz de discernir o certo e o errado e ser justo em todas as situações.
- Tio!
- Oi!
- Jornalista eu posso, né?! Disseram que nem precisa mais de diploma!
- Ai ai ai! Essa história é bem complicada... Não vamos entrar em detalhes agora... Mas te digo que se você quiser ser um bom jornalista, você precisa, no mínimo, estudar muito a nossa língua, a ortografia, a gramática e todas as suas aplicações. E como você terá que lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações, você tem que estar preparado para a prática de coletar, redigir, editar e publicar todas essas informações. E para isso, muito estudo!
- Caramba! Tá difícil, hein?!
- ...
- Já sei!!!
- O que é agora?
- Tio, então eu posso ser político! Ainda mais aqui no Brasil! Pra eu me candidatar a um cargo público eu só preciso saber ler e escrever. E pronto!
- É... Isso pode...

Nenhum comentário: