domingo, 29 de junho de 2008

Buscando a paz...

"Onde já se viu o mar apaixonado por uma menina?
Quem já conseguiu dominar o amor?
Por que é que o mar não se apaixona por uma lagoa?
Porque a gente nunca sabe de quem vai gostar..." (TM)


E o final de semana começava... Meio inesperado, meio previsível...
Se não fosse a "visitinha de um amigo carrapato", a sexta-feira por si só já prometia ser uma noite somente romântica e nada mais...
Num bar que costumamos freqüentar a trilha sonora nos inspirava: Gotan Project.
Aquela não seria uma noite etílica... Apesar da trilha pedir um vinho, sabíamos que não seria preciso. E não foi...
Chegou o sábado. E o final de semana que tinha começado tão bem acabaria não se sabe como. Eu começava a me despedir de dias puramente românticos quando resolvi aceitar um convite.
Um convite para apreciar uma Festa Caipira em Maripá (que redundância!) foi feito. E minha fraqueza cultural me traiu: não resisti, peguei a estrada.
E de repente Gotan e toda a sua inspiração foi ficando pra trás... Eros acenava me chamando de volta e dei as costas... Baco insistia em me apresentar suas especiarias e o ignorei.
Mais uma vez me acabei me infiltrando num universo paralelo: o das cidades rurais.
A tranqüilidade do campo, o dia típico de inverno, o cheiro de mato, os abraços calorosos, o bate-papo manso, a comida gostosa, os doces de frutas... a tv muda, a ausência de internet, o celular desligado... a companhia adorável mostrando sua intimidade com aquele cenário... tudo me dizia que a paz sim existia e que ela estava bem mais perto do que eu imaginava.
Mas de repente, eu fui cansando. Todo aquele bucolismo foi me entediando. O lindo dia de inverno foi ficando verdadeiramente gelado. A "festa na roça com o casamento caipira" tornou-se cômica, mas só eu ria. Ria tanto, ria de nervoso! Achei por um instante que seria apedrejada em praça pública e pelo público que se auto-ridicularizava. O bate-papo manso começou a se tornar perverso, típico de quem não tem nada para fazer além de falar mal da vida alheia. Uma falsa discussão política se instalou no meio dos grupinhos, mas na verdade todos queriam ver quem era que tinha se dado mais mal na vida ou quem seria o próximo.
Um mal estar foi tomando conta de mim. E eu nem tinha bebido. Talvez fosse isso. Uma cervejinha na cabeça muitas vezes ajuda a camuflar uma situação.
Tudo bem! A gente também fala mal dos outros na cidade grande e a gente até discute sobre a política alheia, mas também falamos da cotação da bolsa, da queda do dólar, da última estréia nos cinemas, do último som das pistas, da próxima viagem que queremos fazer, do próximo eletrônico que queremos comprar, das últimas tendências da moda e das decorações. Vamos a museus, vamos a teatros, freqüentamos restaurantes típicos, temos onde estreiar nossas roupas novas.
Falamos até de como é bom curtir um passeio no campo, mas só! Só curtir! Pra descansar, pra colocar o pé na terra, pra comer fruta no pé, pra sentir o cheiro de ar fresco, pra dormir sem barulho de trânsito, pra sentir que a paz sim existe e que ela está bem mais perto da gente do que imaginamos. A paz está na gente, lá dentro, no coração mesmo. Ela surge quando estamos bem! Na roça ou na cidade grande.
Basta a gente estar bem...
Um pouco melancólica, findando a tpm, volto pra casa. Um pouco saudosa vou vendo as curvas da estrada deixando para trás aquele povoado e um "perdido" no meio dele. Um pouco impotente por querer, e saber que não é o certo, transformar esse "perdido", ou me adaptar a ele, vou voltando ao meu mundo. Um pouco frustrada por reconhecer a distância entre esses universos paralelos, e entre os seres que neles habitam, tento fazer as pazes pelo menos com Gotan. (Eros e Baco deixo pro meio da semana. Eles são bem mais sensíveis). E ao som deste tango eletrônico vou tentando colocar um pouco de paz na minha vida, pra encerrar o final de semana bem, pra encarar mais uma semana da agitada cidade grande, pra querer daqui a quatro dias buscar um pouco de sossego no campo!

P.S. Pra quem ficou curioso e quer conhecer um pouco mais do Gotan Project esse é o site oficial:
http://www.gotanproject.com/ e pra quem já ouviu alguma coisa sobre e não está lembrando muito bem onde foi eles fizeram parte da trilha sonora do filme Dança Comigo? (Shall We Dance - Miramax)


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Lar Doce Lar

Mais um sonho realizado: minha parede colorida (pintada pelos amigos!) e meus adesivos!
A luminária que me aguarde!

Eu divido a rua. Eu divido a cidade.
Mas aqui é diferente. Aqui é meu lugar.
Essa é minha área. Essa é minha zona.
Aqui eu não preciso fazer nada... Ou quase nada.
Aqui não tenho inibições.
Aqui respiro, penso, descanso e me entrego.
Por um minuto ou por um dia inteiro,
entro em contato comigo mesma
e relaxo - Eu mereço!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Assim Seja...

"Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar...
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar...
Ah... e o mundo é perfeito...
Hum... e o mundo é perfeito
E o mundo é perfeito"

(Sonho de Uma Flauta - TM)

domingo, 22 de junho de 2008

Preciso de Férias...


Domingão... (Sem Faustão! Pelo amor de Deus!).
Nada pra fazer... Final de semana totalmente descontrolado. Tudo acontecendo de trás pra frente... Eu deveria estar recuperando energia para mais uma semana e estou aqui navegando. Se bem que dormir demais... Perdi o programa, perdi a hora, “perdi o ônibus”... Falei o que devia com quem não devia, e o contrário também. (Porque as baterias dos celulares não acabam nessas horas?!).
Na verdade não consegui ‘me’ descansar. Sinto que o momento férias está passando da hora. É cansaço de todos os tipos: físico, mental, espiritual...
Não agüento mais: ligar pro palhaço, ver a agenda do músico, convidar escola pro cinema, atender telefone, receber ‘novas’ propostas musicais, conversar com lojista, reservar ônibus pra escola, pendurar placa, pendurar bandeirinha, atender telefone de novo, pausa para o café... enviar e-mail, vender merchandising, anunciar na revista, conferir a arte, marcar reunião de comitê, ligar para lojistas, fazer pauta, outra pausa para o café... fazer a programação, tirar foto do evento, atualizar o site, cobrar proposta, montar projeto, montar plano, ajustar fluxo de caixa, cobrar contrato, assinar rpa, fazer contato, atender telefone de novo, outra pausa para o café e começar tudo de novo.
A cabeça já não quer funcionar. E quanto mais perto das férias a gente vai chegando, mais ainda nos cansamos! Passei o final de semana inteiro pensando em tudo o que eu tenho que deixar pronto para tentar descansar durante quinze dias...
Quinze dias... Na verdade serão quatorze, porque um deles, eu juro, vou tirar pra dormir. Vou até colocar o despertador pra tocar às sete-e-meia-da-matina, só pra ter o prazer de desligar e virar pro lado pra dormir mais. Ah! E nem almoçar eu vou nesse dia! No máximo vou ligar a TV pra dormir ao som da Sessão da Tarde. Se passar “A Lagoa Azul” ou “Olha Quem Está Falando”, então! Que maravilha! Não prestarei atenção nem nos diálogos. Porque, sabem, eu faço isso. Pode parecer coisa de louco, mas quem não é?! Faço geralmente com as novelas e um ou outro programa humorístico, porque sei melhor o nome dos atores. Fico deitada, sem ver a TV, só ouvindo. E fico tentando adivinhar quem está conversando com quem.
Mas voltando para as férias.
Quero fazer tanta coisa nesses benditos dias que já me sinto cansada. Além de encontrar com os amigos, os que vejo sempre e os que fico um tempão sem ver, e de me divertir muito com eles, quero faxinar a casa! Juro! Vai chover nesse dia, mas vou deixar tudo “um brinco”! Poderemos até lamber o chão!!! Nem tanto... nem tanto... Vou arrumar minhas gavetas! Juro de novo! Preciso me desfazer de um monte de entulho e papel velho, além de algumas roupas que a gente insiste em guardar. Pra quê?! Apesar de conservadas, estão fora de moda. E essa de que a moda vai voltar não cola! Ter só pra encher guarda-roupa não rola! E vai me dar mais trabalho pra arrumar nas próximas férias. Ah! Mas aquele short jeans, que eu não uso desde os dezoito, esse eu não jogo fora não! Não o coloco nem para descer com o lixo! Não tenho mais idade pra isso. Mas só dele estar me servindo de novo! Ai que alegria!
Pra deixar a casa em ordem vai ficar faltando só terminarmos com as pinturas e a colagem dos adesivos. E pra comemorar essa nova etapa, vou “pagar” o que eu “devo”: um vinho, um fondue, uma cervejada, uma noite das Luluzinhas com o mousse de cenoura, uma lasanha, uma noite de pastéis! (Ai! Vou deixar a faxina da cozinha pro final das férias!).
Bom, como nesse tempo não vou conseguir ficar sem me conectar, vou prometer navegar beeeem pouquinho. Só o suficiente para deixar algumas pessoas com inveja quando eu colocar no subnick do meu eme-esse-ene: “de férias”! E o suficiente para fazer os meus contatos culturais! Culturais, aqui, leia-se saídas noturnas, porque, também juro!, não pretendo me “enculturar” nas férias. Não vou ao cinema, não vou ler meus livros (e como tenho livros acumulados!), não vou alugar nenhum DVD, não vou “descobrir” nenhum CD novo. Não mesmo! Quero descansar até disso! Vou me informar por tabela. Se ligar a TV e os Williams, a Fátima ou a Christiane quiserem me dizer alguma coisa, até escuto, mas não vou correr atrás deles. Bem, mas vou tentar dar um pouquinho de atenção pro Blog.
Com a vida noturna garantida, mesmo que parte da “equipe de plantão” não esteja na mamata, vou me dedicar a alguns passeios. Prometo, e vou cumprir, dois dias em Barbacena. Aline! Tô indo, viu?! E algumas orelhas podem se preparar porque vão queimar! E alguns outros dias que ainda preciso decidir entre Ibitipoca (Só se o Eder organizar tudo! Não quero esquentar cabeça com isso!), Tiradentes (Porque sempre vale a pena!) ou São Thomé das Letras (Tá! Aqui a organização tá por minha conta e da Iaiá. Mas a tendência de nos desembarcarmos lá é imensa!). Até dia quatro eu decido.
Bom, e se no final desses quinze dias eu conseguir fazer tudo isso e ainda estiver descansada vou tentar colocar minha vida no rumo sério de novo. Vou tentar colocar em prática os projetos que me propus no início do ano, quando estava de férias, e que até agora não consegui. E, finalmente, vou encomendar meu primeiro filho.
Calma minha gente! Hahahahahaha! Era só pra ver se vocês ainda estavam atentos ao texto! Filhos ainda fazem parte dos meus sonhos, mas não agora! Era só porque eu precisava terminar o texto! Já estou aqui combinando com o Sandrão qual vai ser a boa de hoje e minha atenção já mudou! Enfim, quem quiser encontrar com a gente mais tarde, dá uma passadinha lá no Vagão! Ei! A minha hoje vai ser a de cereja, tá?!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Folia no meu quarto

(Fernando Anitelli)

Se água nos olhos do palhaço molha
Menina dos olhos abandonada
Boneca de pano, de pena, chora... pano
Água nos olhos da gente escorre

Corre beirando boca, ribeirão
Dorme junto ao coração
Faz do peito cachoeira
Leva, lavando, me deixando leve
Que a certeza não escorregue
Feito pedra de sabão

Bola, vidro, janela, bronca, tapa
Dias e dias sem televisão
Fecho porta pra não escutar briga
E, também, pra briga não escutar minha canção

Que faço distraindo a vida
Vou traindo minha sina
Distraindo decisão
Falo coisas que as vezes não faço
Sou boneca, sou palhaço, ponto de interrogação

Todo ser seria
Todo rio riria
Toda flor folia
Abajour pra escuridão
Toda brincadeira começa com alegria
Mas o sino do almoço troca o riso por feijão

Todo ser seria
Todo rio riria
Toda flor folia
Abajour pra escuridão
Toda brincadeira começa com alegria
Mas o sino do almoço troca o riso por feijão

Quero mais careta no retrato
Quero mais folia no meu quarto
Quero mais careta no retrato
Quero mais folia no meu quarto

domingo, 15 de junho de 2008

Lembrete

Não esquecer:
Amanhã - Segunda-feira
Dia de calçada molhada!
:)

Busca Vida

(Os Paralamas Do Sucesso)

Vou sair pra ver o céu
Vou me perder entre as estrelas
Ver daonde nasce o sol
Como se guiam os cometas pelo espaço
E os meus passos, nunca mais serão iguais

Se for mais veloz que a luz,
Então escapo da tristeza
Deixo toda a dor pra trás,
Perdida num planeta abandonado no espaço.
E volto sem olhar pra trás

No escuro do céu
Mais longe que o sol
Perdido num planeta abandonado
No espaço...

Ele ganhou dinheiro
Ele assinou contratos
E comprou um terno
Trocou o carro
E desaprendeu
A caminhar no céu
E foi o princípio do fim

Se for mais veloz que a luz
Então escapo da tristeza
Deixo toda a dor pra trás
Perdida num planeta abandonado
No espaço e volto sem olhar pra trás...

"Correio do Amor"

Era comemoração do aniversário de um amigo.
A turma (mais dele!) se reuniu no "rancho".
A música era à moda sertaneja.
As letras todo mundo sabia de cor.
Garçons, garçonetes e meia dúzia de gato pingado vestido à caráter.
No intervalo do show, rolou o "Correio do Amor" e seus bilhetinhos típicos:
- Juliana! Essa noivinha já arrumou um noivo?! Estou à disposição!
- Walter! Queria ser essa sua gravata pra ficar enrolada no seu pescoço!
E por aí foi.
Até que ouvimos a melhor da noite:
- Camila! Você perdeu o ônibus?! Porque você já passou do "ponto"!
Gargalhadas generalizadas! Incluindo as da minha pessoa.
Mas depois fiquei pensando: definitivamente preciso comprar um carro!


quinta-feira, 12 de junho de 2008

Feliz Dia dos Namorados

Dia dos Namorados...
Deveria ser "Dia de Todos Que Se Amam"!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Praticando o grito mudo

Sabe aqueles dias em que mesmo que o sol esteja brilhando, que o céu esteja azul, que as pessoas de bem com a vida te desejem bom dia, você acha que está tudo cinza?!
Não fique apavorado!
Acontece com todo mundo!
E passa... Passa sim!
Mas sabe o que é bom para um dia desses?!
Praticar a terapia do grito mudo.
Como?!
Fácil.
Pegue uma almofada, entre para o seu quarto, enfie a boca na almofada e grite! Grite muito! Muito alto!
Grite tudo que você puder!
O som vai sair abafado, quase como um grito mudo, mas existe a possibilidade de se obter um grande alívio no final da terapia.
É engraçado. Você se pergunta, pelo menos uma vez por mês: “Por que isso só acontece comigo? Por que é que eu não sou feliz todos os dias? Por que? Por que?”.
Mas a resposta é simples: não é só com você! É com a humanidade inteira!
Parece que o ser humano cria a sua própria infelicidade, criamos de vez em quando crises de insatisfação.
E odiamos ouvir: “Você não pode reclamar! Olha a vida que você tem! Você tem saúde, você tem emprego, você tem amigos, você tem... você tem... Acha que é só com você? Não é não. Fulano também tem crise. Beltrano também é insatisfeito”.
Tá. Cada um dá ao seu problema o valor que quer dar, o problema merecendo ou não.
Temos tudo o que precisamos para ser feliz, mas queremos mais! E queremos sempre e queremos o novo, e queremos acordar todos os dias com sorriso bobo no rosto. Queremos achar que até os dias nublados são dias ensolarados!
E isso é sim normal! E acontece com todo mundo.
Mas dias assim dá um desânimo...
Então, voltemos à terapia do grito mudo. E no final quando você não tiver mais força para gritar, pode ser que você fique até afônico, você pode se energizar tomando um banho no escuro, somente com a luz de velas, uma música tranqüila de fundo e pra quem gosta um incenso.
Você pode achar que é uma viagem, mas posso dizer que funciona! Pelo menos você vai curtir alguns minutos de tranqüilidade, num dia não lá muito legal.
E sua esperança para que o dia seguinte seja diferente vai estar à toda!
(Ah! E o telefone ainda pode tocar! E você pode decidir se vai ou não atende-lo!)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estatísticas

Ando sem inspiração para escrever minhas modestas e simpáticas crônicas! Hahahahahaha!
(Mas continuo rindo de mim mesma!)
Contudo precisava compartilhar mais esta informação (in)útil com meus amigos. Principalmente com os amigos da fauna marsupial.

Recebi por email, esta notícia, que tanto faz se é verdadeira ou não, mas se for...

Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal de São Paulo mostrou que cada brasileiro caminha, na média 1.440 km por ano.
Outro estudo feito pela Associação Medica Brasileira mostrou que na média o brasileiro toma 86 litros de cerveja por ano.
Isso significa que na média, o Brasileiro faz 16,7 km por litro.
Somos melhores que muito carro flex!

... Isso me deixa muito orgulhosa de ser Brasileira!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A Verdade Sobre Romeu e Julieta


(Francine Bittencourt de Oliveira)

Sabem porque Romeu e Julieta são ícones do amor? São falados e lembrados, atravessaram os séculos incólumes no tempo, se instalando no mundo de hoje como casal modelo de amor eterno?
Porque morreram e não tiveram tempo de passar pelas adversidades que os relacionamentos estão sujeitos pela vida afora. Senão provavelmente Romeu estaria hoje com a Manoela e Julieta com o Ricardão.
Romeu nunca traiu a Julieta numa balada com uma loira linda e siliconada motivado pelo impulso do álcool.
Julieta nunca ficou 5 horas seguidas esperando Romeu, fumando um cigarro atrás do outro, ligando incessantemente para o celular dele que estava desligado.
Romeu não disse para Julieta que a amava, que ela especial e depois sumiu por semanas. Julieta não teve a oportunidade de mostrar para ele o quanto ficava insuportável na TPM.
Romeu não saía sexta-feira a noite para jogar futebol com os amigos e só voltava as 6:00 da manhã bêbado e com um sutiã perdido no meio da jaqueta (que não era da Julieta).
Julieta não teve filhos, engordou, ficou cheia de estrias e celulite e histérica com muita coisa para fazer.
Romeu não disse para Julieta que precisava de um tempo, que estava confuso, querendo na verdade curtir a vida e que ainda era muito novo para se envolver definitivamente com alguém. Julieta não tinha um ex-namorado em quem ela sempre pensava ficando por horas distante, deixando Romeu com a pulga atrás da orelha.
Romeu nunca deixou de mandar flores para Julieta no dia dos namorados alegando estar sem dinheiro. Julieta nunca tomou um porre fenomenal e num momento de descontrole bateu na cara do Romeu no meio de um bar lotado.
Romeu nunca duvidou da virgindade da Julieta. Julieta nunca ficou com o melhor amigo de Romeu.
Romeu nunca foi numa despedida de solteiro com os amigos num prostíbulo.
Julieta nunca teve uma crise de ciúme achando que Romeu estava dando mole para uma amiga dela. Romeu nunca disse para Julieta que na verdade só queria sexo e não um relacionamento sério, ela deve ter confundido as coisas. Julieta nunca cortou dois dedos de cabelo e depois teve uma crise porque Romeu não percebeu a mudança. Romeu não tinha uma ex-mulher que infernizava a vida da Julieta. Julieta nunca disse que estava com dor de cabeça e virou para o lado e dormiu.
Romeu nunca chegou para buscar a Julieta com uma camisa xadrez horrível de manga curta e um sapato para lá de ultrapassado, deixando-a sem saber onde enfiar a cara de vergonha...
Por essas e por outras que eles morreram se amando...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Marmota


Querendo dar uma definição mais técnica, consultei o “Pai dos Burros” e a Internet, mas não consegui nenhum resultado satisfatório para “Marmota” que não fosse “mamífero roedor”. Mas, pelo menos pelas bandas de cá, nas montanhas de Minas Gerais, nós temos uma outra definição para este verbete: “marmota” é todo aquele ou aquilo que é ridículo e deselegante, apesar da pretensão a distinção e elegância; cafona; fajuto; brega.

E, mesmo temendo que alguns leitores se incomodarão com o fato, resolvi criar uma lista (bastante pessoal) com uma seqüência de coisas que levam sem dúvida o adjetivo.

Comentando com alguns amigos mais próximos sobre esta façanha fui vendo a lista crescer e vi que ela pode ser infinita visto o universo maluco em que vivemos então resolvi publicá-la mesmo que a princípio pareça incompleta.

Deixo, para os comentários, os “acréscimos” e “prorrogações”.

Vamos lá:
1. Volante emborrachado vermelho;
2. Carro rebaixado;
3. (usar) Sapato social masculino sem meia;
4. Lente de contato colorida;
5. Unhas decoradas;
6. Cabelo preso, em rabo de cavalo, escondendo a orelha;
7. Flor de plástico;
8. Gostar de Fábio Junior;
9. Pochete;
10. Luz Neon embaixo do carro;
11. Tamanco com meia;
12. Piercing no umbigo;
13. Propaganda de desodorante;
14. Baile de Debutante;
15. Maiô (e a marca que fica depois então!);
16. CD do Nelson Gonçalves no som do carro;
17. Pingente “menininho” ou “menininha” (simbolizando os filhos!);
18. Tornozeleira;
19. Sandália branca e esmalte (pé) vermelho;
20. Glória Maria (a “Fantástica” que agora quer ser cantora!);
21. Anel no dedo do pé;
22. Balonê;
23. Ímã de geladeira;
24. Luvas (junto de vestido social);
25. Trança embutida (penteado);
26. Sandália com meia-fina (a “Dedinho” nem se comenta!);
27. Brinco de argola de plástico c-o-l-o-r-i-d-o!;
28. Calça capri com bota ou bota por cima de calça;
29. Tirar foto na frente do espelho;
30. Daniela Mercury!

P.S. 1) Eu sou muito marmota!
2) Tenho medo de morder na língua!
3) A lista conta com contribuições alheias. Sintam-se à vontade pra adicionar o que quiserem a ela!

domingo, 1 de junho de 2008